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A Internet está matando a TV? sexta-feira 14 setembro, 2007

Posted by Dude in Uncategorized.
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O intuito deste blog não é muito o de discutir tendências de mercado, mas abaixo segue um artigo muito interessante que foi publicado na intranet da IBM trazendo dados sobre o impacto da internet na relação do consumidor / telespectador com a televisão, e já que como amantes de séries nos enquadramos nessa situação, achei legal dividir esse texto com vocês. É fato que o Brasil ainda caminha lentamente rumo à uma mudança sistêmica, mas que ninguém duvide que a tendência rapidamente obrigue as tvs daqui a repensarem suas estratégias. 

Gustavo sempre consulta ao vivo as estatísticas de seu time enquanto assiste ao Brasileirão de Futebol. Ele pode acessar os números e o placar do jogo segundos antes de receber o sinal de transmissão de TV. Fernanda gosta de congelar o último episódio de “Desperate Housewives” em seu gravador de vídeo digital para ler o resumo do episódio da semana anterior.

Uma pesquisa da IBM com 2400 consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão e Austrália constatou que a hegemonia da televisão está acabando, pois TV e Internet encontram-se em pé de igualdade como fontes de entretenimento para os consumidores. Entre os entrevistados, uma maior porcentagem se considerou usuária “maciça” da Internet em vez de espectadora de TV: 19% afirmaram que passam seis horas ou mais por dia usando a Internet para interesses pessoais em contrapartida a 9% dos entrevistados que informaram assistir à TV durante este mesmo tempo.

Ainda de acordo com o estudo, o interesse dos consumidores com idade entre 18 e 34 anos pela televisão é menor que o de qualquer geração anterior. A TV está, cada vez mais, sendo vista como um meio de entretenimento secundário por este público, com preferência pela Internet, mensagens instantâneas e jogos online.

A busca dos consumidores por novas fontes de conteúdo – como YouTube e MySpace, além de jogos e outras plataformas emergentes – e a diminuição no consumo das mídias tradicionais têm permitido ao público filtrar cada vez mais as mensagens de marketing que recebem.

Para responder a essa grande mudança de forma efetiva, a IBM vê as agências de publicidade indo além das funções criativas tradicionais para se tornarem mediadoras das percepções dos consumidores; as empresas de TV cabo se transformando em portais de home media e as difusoras e editores buscando novos formatos de mídia. Os empresários, por sua vez, estão sendo obrigados a testar e realizar campanhas publicitárias mais persuasivas, ou correm o risco de serem ignorados.

A pesquisa realizada pela IBM abordou a adoção e o uso de novos dispositivos multimídia e o consumo de mídia e entretenimento em PCs, celulares, media players portáteis e muito mais.

Mudanças no Uso da Televisão

No maior mercado de gravadores de vídeo digital, 24% dos que responderam nos EUA informaram possuir um DVR em casa, e que pelo menos 50% da programação da TV era assistida posteriormente em gravações. Surpreendentemente, 33% nos EUA informaram assistir mais conteúdo de TV no DVR do que antes. Entre os consumidores pesquisados no Reino Unido, os que usam serviços de vídeo on-demand são mais que o dobro dos que possuem um DVR, e menos de um terço dos consumidores no Reino Unido mudaram seu padrão global de consumo de TV por possuírem um DVR. Na Austrália, apesar de possuir um DVR, a maioria dos que responderam preferem assistir TV ao vivo, ou gravam menos de 25% de sua programação.

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