jump to navigation

THE TUDORS 1×01 (Série) quarta-feira 10 outubro, 2007

Posted by Dude in Séries, The Tudors.
trackback

Ep. 1×01 (Série em exibição no People & Arts)

Sinopse: The Tudors foca a vida e os romances do jovem rei Henrique VIII. Os dez episódios da 1ª temporada mostram o início dos relacionamentos políticos e dos envolvimentos do rei com mulheres notáveis como Catarina de Aragão e Ana Bolena. Nesse 1º episódio Henrique VIII prepara o país para a guerra contra a França mas recebe um conselho cauteloso do poderoso Cardeal Wolsey, que articula uma tratado de paz; O Rei descobre que a ama de sua esposa está grávida de um filho seu.

The Tudors

Eu não sabia bem o que esperar dessa série já que muito do que li a respeito, dizia que ela seria repleta de cenas de sexo como acontecera em Roma da HBO, o que claro podia soar como mero recurso apelativo. Contudo, como eu adoro história, fui conferir o primeiro episódio para poder enfim tirar uma conclusão mais exata, e posso dizer que fiquei bastante surpreso com o que vi. O elenco é muito bom e toda a produção (cenários e figurinos) da série é feita com esmero o que visualmente ajuda muito, mas em termos de fidelidade histórica, é inegável que ela deixa a desejar.

The Tudors utiliza personagens que viveram no período em que Henrique VIII assumiu o poder, mas  é fácil perceber que muitos deles estão completamente fora de sintonia com a cronologia documentada. Já os personagens de segundo escalão na história, ganham proeminência provavelmente porque saibamos pouco sobre eles o que permite aos roteiristas inventar fatos para ajudá-los a contar a história que bem quiserem, assim como fizera, em parte, Roma. E digo isso não como uma crítica negativa, mas me parece evidente que isso diminui a força do retrato histórico a que ela se propõe, ou parece propor. Portanto o ponto conclusivo a que chego (pelo menos julgando por este episódio) é que The Tudors é um drama repleto de qualidades e que usa o pano de fundo histórico para explorar o eterno jogo político e de interesses que move a disputa de poder em qualquer sociedade e época. Dito isso, se você espera encontrar fidelidade histórica na série certamente irá se desapontar, mas se isso não lhe incomoda muito, garanto que ela pode ser um belo divertimento.

Por Davi Garcia

Anúncios

Comentários»

1. Michel - quarta-feira 10 outubro, 2007

Eu resolvi assistir pq ela eh do Showtime, mas é muito cansativa!! Depois do terceiro epi desisti!
http://www.pilotobrasil.blogspot.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: