jump to navigation

Entenda os motivos da greve dos roteiristas sexta-feira 9 novembro, 2007

Posted by Dude in Greve dos Roteiristas.
trackback

Se você é tão fã de séries e filmes como eu, deve estar p&#! da vida por conta dessa greve dos roteiristas americanos que pode provocar o provável encerramento de temporadas de séries pela metade, e até mesmo o adiamento da estréia de novas temporadas, como é o caso de 24 Horas que não será mais exibida a partir de 14 de janeiro como se esperava. Os motivos são mais que óbvios. Não há material, isto é, roteiros prontos para que as produções tenham continuidade, e aí não tem jeito fica tudo parado e no caso da tv só restam os (chatíssimos) reality shows.

Para entender um pouco mais sobre o que o Sindicato dos Roteiristas reinvidica nesta greve, o produtor e roteirista de Prison Break, Nick Santora fez em nome da associação um vídeo que explica de forma bem didática os motivos que levaram a categoria a paralizar suas canetas.

Dentre os pontos levantados, Santora lembra que músicos por exemplo, recebem a cada reprodução de suas músicas e destaca que na estrutura de hoje, os roteiritas recebem quando seu trabalho é exibido na tv e posteriormente quando chega ao mercado de home vídeo (dvd’s na maior parte das vezes). Ele menciona também a série clássica “My name is Lucy” que é exibida a mais de 50 anos na tv americana gerando rios de dinheiro mas que não rende 1 centavo sequer àqueles que a escreveram. Hoje em dia, e em função dos acordos assinados depois da última greve da categoria nos anos 80, cada exibição na tv dá aos roteiristas 2,5% da renda gerada, o que significa dizer que para cada dólar ganho pelas emissoras e estúdos, sobra 2 centavos e meio para os roteristas. Outro ponto curioso, é que no acordo firmado anteriormente, os roteiristas abriram mão de 80% do que deveriam receber pela venda ao mercado doméstico (na época em que só existiam fitas VHS), em prol de uma espécie de subsídio para que o setor ganhasse fôlego. O tempo passou, o mercado doméstico cresceu exponencialmente com a chegada do dvd e novos acordos não foram feitos, rendendo para quem escreve apenas 4 centavos de dólar para cada dvd que custa em méda 19,99 dólares nas lojas, isso mesmo, absurdos 0,2% da renda. Santora comenta também sobre o impacto da internet na distribuição de todo o conteúdo, destacando que a rede ajudou a reduzir custos logísticos, e lembra que várias emissoras/estúdios disponibilizam séries e filmes em seus sites e o fazem vendendo um espaço publicitário que segundo estimativas deve render 4,6 bilhões de dólares nos próximos 3 anos sem que os roteiristas ganhem nada por isso, sob a alegação de que essas exibições são de caráter promocional. E para fechar, o autor do vídeo deixa no ar a pergunta: E se no futuro próximo a tv e a internet se fundirem, perderemos nossos direitos? Não sou roteirista, mas como fã do trabalho desse pessoal, não dá para deixar de dar razão ao que eles reinvidicam, né? Aliás, vejam o que eles querem:

  • Mais 4 centavos em cima de cada venda de dvd.
  • Que a exibição na internet lhes renda o mesmo que a exibição convencional da tv.

São ou não, pedidos justos? Pois é, para nós fãs, o único efeito colateral é o de ficarmos sem as nossas séries favoritas e vermos projetos de filmes legais ficando na geladeira, mas o que me irrita nessa história toda é a ganância de executivos que além de não dividir o bolo de forma justa, ainda tem a cara de pau (ou seria melhor dizer canalhice?) de negar que as novas mídias ainda não rendem dinheiro, como afirmou ontem o ex-presidente da Disney (que por sua vez é dona da rede ABC) Michael Eisner, que ainda classificou a greve como insana e estúpida demais…

Por Davi Garcia

Anúncios

Comentários»

1. Ilo Paiz - sábado 10 novembro, 2007

Realmente…. todos que são fãs das séries estão p. da vida com essa greve… mas temos que respeitá-la, afinal de contas as cabeças responsáveis por criar essas verdadeiras obras de arte merecem o justo pagamento por seus trabalhos.

2. Will - terça-feira 13 novembro, 2007

Eles estão certos…

3. Lola - quinta-feira 27 março, 2008

na realidade eles já estão pedindo apenas uma miséria perto do que a ‘justiça’ realmente diz,
mas como a ganância e a busca por maiores lucros sem o menor sentimento de coletividade resulta nisso:
nós, fãs, sem nossas séries;
trabalhadores revoltados e protestos;
e babacas dizendo que a greve é estúpida
(se é tão estúpida.. porque não mudam os papéis
eles recebem oque os roteiristas estão recebendo
e os roteiristas passem a receber o deles..
ééé.. eu acho que iria ter mais do que uma greve aí. haha.)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: