jump to navigation

SENHORES DO CRIME (Filme) quinta-feira 27 dezembro, 2007

Posted by Dude in Cinema.
trackback

Filme indicado ao Globo de Ouro 2008 nas categorias de melhor filme e melhor ator (Viggo Mortensen)

Sinopse: Depois de testemunhar a morte de uma jovem em trabalho de parto, Anna (Naomi Watts) decide tentar descobrir o paradeiro da família da garota mas sua iniciativa acaba envolvendo-a com a máfia russa comprometendo a segurança de sua família. É nesse cenário que ela conhece Nikolai, um homem violento e misterioso que esconde um grande segredo.

Estréia no Brasil: 8 de fevereiro de 2008

Celebrados depois do excelente Marcas da Violência (A History of Violence), o diretor David Cronemberg e o ator Viggo Mortensen (o Aragorn da trilogia Senhor dos Anéis) reunem-se novamente em Senhores do Crime (Eastern Promises), um thriller recheado de seqüências de violência absurdamente gráfica e do humor macabro bem característicos dos filmes do diretor. Ambientada em uma comunidade russa de Londres, o filme traz Naomi Watts como Anna, jovem fruto do casamento de um russo e uma inglesa. Abalada com a morte de uma adolescente russa durante seu plantão no hospital, Anna tenta encontrar a família da menina e o faz usando a única pista que tem em mãos, o diário da falecida escrito em russo (uma língua que ela nunca aprendeu). O problema é que o tal diário guarda um segredo macabro que envolve justamente o homem que Anna encontra para fazer a tradução e seu filho. Ambos na verdade fazem parte de uma temida irmandade criminal chamada Vory V Zakone envolvida com tráfico e exploração sexual de pessoas. Para guardar seu terrível segredo, pai e filho confiam na ajuda do misterioso e violento motorista Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen) que acaba se envolvendo com Anna mais tarde à medida que ascende na hierarquia da Vory V Zakone.

Senhores do Crime é um olhar visceral sobre o papel da máfia vinda do leste europeu (daí o nome original do filme) nos grandes centros daquele continente e suas várias cenas perturbadoras trazem a assinatura de Cronemberg, como a intensa e bizarra seqüência de uma briga que ocorre dentro de uma sauna. Pena que o quebra-cabeças que se desenhe acabe decepcionando e vá gradualmente dissipando-se rumo ao vazio. Outro fator que atrapalha a conexão com a história é o fato de que Anna (Watts) embora sabendo do risco que corria envolvendo-se naquela história, nunca recorre à polícia que aliás é um mero coadjuvante na história aparecendo no início do filme investigando o assassinato de um mafioso, mas que convenientemente desaparece até o final do filme quando uma preguiçosa virada na trama acontece. Embora o filme falhe em criar o mesmo clima de Marcas da Violência, ele não chega a ser um equívoco total. A atuação inspiradíssima de Viggo Mortensen (a melhor de sua carreira) como o enigmático Nikolai chama a atenção. Seu personagem transborda um conflito moral e sua presença é marcante em cada frame do filme, o que na minha opinião torna Senhores do Crime um filme que merece ser conferido.

Por Davi Garcia

Anúncios

Comentários»

1. Lucas - domingo 30 dezembro, 2007

Acho esse o melhor filme que assisti no ano, adoro modo como a coisa fluiu no roteiro, apesar de muitos terem achado a reviravolta muito forçada, porém eu achei extremamente coerente, ainda mais pelo tema do filme. No mais, Viggo merece um oscar por essa interpretação.

2. Paulo Fiaes - quarta-feira 2 janeiro, 2008

eu baixei esse filme, depois q eu assiti, vou ler seu texto completo e dou uma opinião melhor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: