jump to navigation

CLOVERFIELD (Filme) quinta-feira 14 fevereiro, 2008

Posted by Dude in Cinema.
trackback

Sinopse: Cinco jovens nova iorquinos armam uma festa de despedida para um amigo que está se mudando de cidade. Nessa mesma noite um monstro gigante surge na cidade causando pânico e destruição. A história é toda contada através da gravação de uma câmera que estava com um dos jovens do grupo e documenta a tentativa deles de sobreviver ao evento mais surreal e assustador de suas vidas.

Data de estréia no Brasil: 08 de fevereiro de 2008

Quero ser J.J. Abrams quando crescer. Em resumo essa frase aponta meu grau de êxtase depois de assistir Cloverfield. Reiventando um gênero que parecia a muito saturado, Abrams ao lado do roteirista Drew Goddard (responsável por alguns dos melhores episódios das séries Alias e Lost, ambas desenvolvidas pela Produtora de JJ, a Bad Robot) e do diretor Matt Reeves, criou um dos filmes de monstro no melhor estilo Godzilla com absurda competência lançando o espectador em um dos exercícios de imersão mais fantásticos que já tive oportunidade de experimentar em uma sala de cinema.

Cloverfield não é só um filme sobre um monstrão que surge do nada para destruir tudo ao redor, ele é sobretudo um pequeno estudo sobre a natureza do comportamento humano frente situações absolutamente inimagináveis e que exige decisões difíceis, arriscadas e que colocam em cheque os limites pelo instinto de sobrevivência. Tudo começa de forma serena com uma festinha de despedida rolando na casa de Rob, um jovem em rota de mudança para outro país. Na tal festa está também Hud, amigo de Rob e responsável por gravar depoimentos dos presentes sobre o dono da casa. Durante os 15 ou 20 primeiros minutos do filme somos apresentados a alguns dos personagens que comporão o flagrante de sobrevivência que será retratado pela câmera nas mãos de Hud pelos próximos 60 minutos de filme quando acompanhamos a desesperada fuga daquele grupo de amigos pelas ruas e subterrâneos de Nova York. “Simples” assim.

Imagino que muita gente tenha torcido o nariz quando descobriu qual era o mote central do filme, mas a verdade é que fugindo do esteriótipo de um simples entretenimento bobo e escapista, Cloverfield termina oferecendo-nos uma visão nua e crua sobre o terror e suas consequências quer ele tenha sido gerado nas ações de um Osama Bin Laden da vida ou de um monstrão bizarro.

Por Davi Garcia

Anúncios

Comentários»

1. Marcio Melo - sexta-feira 15 fevereiro, 2008

Adorei o filme, muito legal e divertido

2. MaximusPM - sexta-feira 15 fevereiro, 2008

Esse filme eh espetacular… Superou minhas espectativas.

Por pouco nao peguei a proxima sessão no cinema. Por pouco mesmo. Fui na estreia aqui em curitiba. Sempre gostei desse tipo de filme catastrofe, mas esse é inovador e fascinante. No maior estilo Lost onde nada fica muito claro. Nenhuma explicação de onde o monstro saiu. E nenhuma solução pro problema.

Estou esperando anciosamente pela continuação, que deve vir no inicio do ano que vem. Espero que não seja nesse mesmo estilo. Filmado por camera amadora.

Isso deu um toque fantastico ao filme, mas se repetirem isso vai ser muito forcado, e não vai ter o mesmo impacto que teve esse primeiro filme. Será pura exploração, hehe.

Reparem no Tenente Coronel Graff. Ele aparece bem pouco, mas ele interpretou Mike no episodio “Further Instructions” da terceira temporada de Lost.

3. Daniel Fernandes - segunda-feira 18 fevereiro, 2008

Bom, quem realmente foi ao cinema para assistir o filme, sem saber do que rolou na internet (Alternative Reality Game, conhecido como “ARG”) fica meio que por fora mesmo…
Mas ele deu bastante respostas para os enigimas do jogo na net e vice-versa.

Eu quero ser igual ao JJ Abrams quando crescer =)

4. Lucas - quarta-feira 20 fevereiro, 2008

Eai, nossa estou louco pra ver esse filme, meus amigos ja viram e nao gostaram, mais mesmo assim eu quero ver, gostei muito do trailer e estou bem curiosO!!!

PAssa lá? até mais;.

5. Victor - quarta-feira 20 fevereiro, 2008

Um link para todos que JÁ VIRAM O FILME E NÃO NOTARAM NADA ESPECIAL NA ÚLTIMA CENA, tem um grande SPOILER para quem ñ viu e dá umas explicações para quem viu e não reparou em um detalhe. (dependendo do seu nível de inglês acompanhe os comentários da segunda ou terceira página para entender mais sobre o ARG e sobre a origem do Monstro) http://youtube.com/watch?v=8XYERYYOyJQ&watch_response


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: